Livro de visitas

Ex-aluno do G.E. Álvaro Alvim

Joel Santos de Jesus | 15/11/2023

Estudei no Grupo Escolar Álvaro Alvim de 1960 a 1964, quando meu pai, ferroviário, foi transferido para Barra do Piraí. Lembro-me das professoras Dona Aída, Dona Sandra, Dona Aristolina e da diretora Dona Maria José. Hoje, aos 71 anos, moro em Três Corações-MG e exerço a advocacia. Feliz em poder me expressar nesse excelente blog.

UM EDUCANDÁRIO, UMA VIDA!

Ilmar Barreiros Soares | 10/03/2012

Parabéns! Feliz iniciativa inteligentemente criada, oportunizando, inclusive pessoas, como eu, conhecer um pouco mais da história de Portela e, ao mesmo tempo, prestar depoimentos a respeito de um povo autenticamente ferroviário, bravo e de uma inteligência bem diversificada.
Suas conquistas sempre foram através lágrimas, suor e sangue, em vista da adversidade e agressividade, à época, das condições rudes de trabalho na construção da ferrovia Melhoramentos do Brasil. Muitos dos nossos morreram: acidentes de trabalho, febre amarela, etc.
Surpreendo-me ao lembrar quantos portelenses inteligentes conheci e, ainda, conheço: Corinto Alves (já falecido), ferroviário e poeta; Abigail, filha do então ferroviário Álvaro Medeiros, nascida em Portela, ganhou grande admiração do mundo expondo as suas telas. Uma consagradíssima pintora.
Três bandas de música, maestros, famosos músicos, alguns no exterior, uma plêiade de compositores, escritores; cantores, políticos, famosos jogadores de futebol, tornando-se profissionais, igualmente, no exterior, advogados, engenheiros, médicos, alunos formados na Escola Profissional Carvalho de Souza, técnicos altamente conceituados e tantos outros espalhados por esses Brasis afora, saídos deste torrão.
Dos templos sagrados que ainda existem na localidade, priorizo o Álvaro Alvim e o coloco em um pedestal acima de outros que ainda existem. Isto, pela suprema importância que representou e representa para a nossa gente.
Nasci em Portela, minha pequena pátria amada. Amo a terra, simplesmente. Sou portelense, sou azul e branco.
Bem em frente ao Mercado Portelense existe um prédio datado de 1934. Preliminarmente, uma casa de morada e, após alguns anos, ali foi instalado o Álvaro Alvim
Fui levado pelas mãos da minha irmã e matriculado nesse educandário em 1944, em plena segunda guerra mundial. Terminei o primário e, logo, ingressei na Escola Profissional. No período noturno, fiz o antigo Ginásio gratuito, a principio, no prédio da EPCS e, mais adiante, transferido para o novo prédio do Álvaro Alvim.
Coincidência ou não, alguns anos mais tarde, em 1969, fui convocado pela direção do ginásio lecionar geometria, naquele prédio.
Saudades, muitas saudades... A avidez que os alunos tinham em aprender as matérias não permitia ao professor um minuto de descanso. Respeito, carinho e consideração. Obrigavam-nos ministrar aulas extraordinárias, aos sábados, sem nenhuma remuneração para o professor, mas era muito gratificante sentir o intenso interesse dos alunos. “belos tempos, belos dias,”
Uma foto que eu considero das mais antigas e de grande importância na galeria de fotos é aquela onde estão destacados, em primeiro plano, numa formatura do Álvaro Alvim, a diretora e professora Adalice Soares, o diretor da EP Carvalho de Souza
Antônio Netto e a professora Maria José. Alunos: Maninha, mãe de nininho, Ida soares, Álvaro da Silva- vivinho, etc.
Em tempo: O resultado do jogo Portela A. C. e Paraíba F.C., Portela, Foi derrotado por 2x1.
Ilmar Barreiros

Recordando

Rosemar | 18/01/2012

Fui aluna deste Colégio na década de 70. Na época era Grupo Escolar Alvaro Alvim. Fiquei muito feliz ao descobrir este Blog. Tenho muita vontade rever fotos antigas do colégio. Se puderem postar, especialmente as das década de 70, ficarei imensamente feliz. Não tenho muitas recordações daquela época. Parabéns pelo projeto e aguardo retorno.
Rosemar de Fátima Gonçalves Leal

Re:Recordando

contato | 14/03/2021

Oi Rosemar, localizei teu nome aqui, procurando por teu e-mail. Estou pesquisando a Especialização a Distancia em Educação Especial que cursou em 2007e tua participação seria maravilhosa, se puder entre em contato cvherculano@uol.com.br .
Muito obrigada.
Claudia

Projeto 100 anos de bola rolando

Eliana de Moraes | 12/07/2011

Como Orientadora Tecnológica do CE Álvaro Alvim quero expressar minha enorme admiração e competência pelos responsáveis pelo blog que divulgou a realização do projeto. Parabéns aos alunos que participaram desta atividade

Novo comentário

Contato

C E ÁLVARO ALVIM

Rua Doutor Osório de Almeida, 677 - Governador Portela - Miguel Pereira - RJ

(24) 2484-4103
(24) 2484-7814